Guia especial de cuidados para cabelos crespos e cacheados

Se você é uma daquelas mulheres que adora a brasilidade e sensualidade dos cabelos cacheados, esse post foi feito para você! Numa era onde os cabelos alisados são cada vez mais comuns, assumir a cabeleira é uma atitude ousada, mas bastante acertada se a mulher estiver disposta a cuidar dos fios como eles merecem.

Não é porque você dispensou o uso da chapinha e assumiu os cachos, que vai relaxar logo agora. Além disso, não precisa se enrolar na hora de cuidar do cabelo. A gente te ajuda a descomplicar essa tarefa e conquistar cachos mais hidratados, definidos e brilhantes. Continue lendo o nosso post!

Capriche na lavagem

O cuidado com os fios cacheados e crespos deve começar pela higienização. Essa etapa é fundamental para dar um aspecto saudável aos cabelos. O ideal é usar shampoos específicos, como por exemplo, o Avon Advance Techniques Hidrabalance, o Natura Sou Shampoo Cachos Modelados e o Jequiti Fyo Shampoo Profissional Cachos Controlados e Definidos. Mas tem um detalhe: não adianta escolher um produto super bacana e acabar lavando o cabelo com água quente. Para não ressecar os fios, o mais recomendado é utilizar água morna, fria ou em temperatura ambiente.

Hidrate o cabelo

Como os fios crespos já nascem enrolados desde a raiz, a tendência natural é que eles sejam mais opacos e ressecados, até porque, nesse caso a distribuição da oleosidade do couro cabeludo é mais complicada. Como se não bastasse, o volume dificulta na hora de pentear, o que pode atrapalhar a definição dos cachos. Para driblar esse problema, use bons condicionadores, cremes de pentear, ampolas e máscaras de tratamento. Ótimos produtos com propriedades hidratantes e emolientes são os seguintes: Jequiti Creme para Pentear Fyo Profissional Cachos Controlados e Definidos, Natura Plant Cachos Marcantes Máscara Intensa e Natura Sou Condicionador Cachos Modelados. Vale destacar que os cabelos crespos devem ser hidratados pelo menos uma vez por semana e produtos que contenham silicone, elastina, ceramidas, colágeno, proteínas, extratos e óleos vegetais podem ajudar a diminuir o frizz e as pontas duplas.

Corte periodicamente

Não basta tratar dos fios. Para garantir a vitalidade e beleza dos cabelos, é preciso cortá-los periodicamente com o profissional de sua confiança. Juntos vocês devem escolher o corte que melhor emoldurará o seu rosto. A prioridade é eliminar as pontas ressecadas e controlar o volume dos fios. Fuja dos cortes retos, pois eles costumam atingir um efeito triangular, já que ficam mais volumosos nas pontas do que na raiz.

Dicas extras

  • Uma dieta equilibrada também ajuda a manter os fios saudáveis. Coma vegetais frescos, proteínas e beba muita água. Ingerir abacate ajuda a manter a oleosidade natural do cabelo.

  • Se quiser variar e apostar em um penteado diferente, opte pelas tranças. Frouxas ou de raiz elas dão um toque especial à produção.

  • A tintura pode ressecar os fios, portanto, se você for mudar o tom do cabelo, escolha produtos de qualidade e conte com a ajuda de um profissional.

  • Massageie os fios durante a lavagem, pois isso estimula a produção da oleosidade natural que protege o cabelo.

  • Quando for sair, use pomadas, cremes de pentear ou reparadores de ponta. Na frente do espelho, molde os fios até que fiquem perfeitos.

Viu como os tempos mudaram, novos produtos surgiram e já não é tão difícil  cuidar dos cabelos cacheados? E você, qual sua dica de beleza nesse sentido? Compartilhe conosco!

Deixe uma resposta